O Brasil Faz Parte do Ocidente?

O Brasil faz parte do Ocidente? Há aqueles, que acreditam que sim. Mas já posso adiantar que em se tratando de geopolítica o Brasil deveria focar em cuidar de si mesmo.

Geograficamente o Brasil se encontra no hemisfério ocidental, na América do Sul, o que também lhe proporciona uma forte influência da América do Norte e Europa.

O Brasil foi colonizado por Portugal e isso fez o Brasil herdar a língua, religião e costumes. O que serve de argumento para os que defendem que o Brasil é parte do Ocidente.

Como característica ocidental, o Brasil também é parte de organizações internacionais associadas ao ocidente como a ONU, OMC e G20.

Na questão geopolítica, o Brasil frequentemente não adota uma posição alinhada com o ocidente. Não raramente vemos o Brasil estreitando laços com a Rússia, China e países não benquistos pelos líderes do ocidente. O que deixa o Brasil em situação muitas vezes delicada e outras vezes vantajosa, pois o Brasil aumenta o número de parceiros comerciais e de interesses, não ficando, em teoria, preso a acordos que não atendem o interesse do Brasil.

Parte do povo brasileiro pode se enxergar como ocidental, na verdade se enxergam como norte-americanos ou europeus. A identificação vem em maior parte da influência do cinema, séries, TV, e é claro, um pouco da cultura de imigrantes, esse último é mais setorizado em regiões e famílias.

Como o Brasil é visto pelos países ocidentais? Aqui é um ponto interessante. O brasileiro em si não compreende como é visto. Vou exemplificar como o Brasil é visto nesses países. Primeiro vamos começar com outra pergunta: como o povo brasileiro enxerga os países africanos? Em sua maioria, o povo brasileiro enxerga os países africanos como atrasados e violentos. Esses mesmos brasileiros, são os que desconhecem que há países africanos em situação melhor que o Brasil… os países ocidentais enxergam o Brasil como pior que vários países africanos. Aliás, o brasileiro não enxerga o brasileiro com bons olhos. Não é incomum brasileiro que vive no exterior tratar brasileiro pior, que os estrangeiros. Outro comportamento que evidencia isso é como o brasileiro é relacionado com macaco. Eles usam termos como:macaquices do bostil”. Os próprios brasileiros usam termos semelhantes para se referir a outros brasileiros. As pessoas que vivem em locais que talvez se tornem cenário de guerra, falam em se refugiar em países da américa latina, como a Argentina. Mas, o Brasil para eles, é talvez a última opção. Isso diz muito sobre a realidade do Brasil.

Se você de alguma forma se ofendeu, pois se enxerga como ocidental, faça uma pesquisa e descobrirá que o Brasil não é reconhecido como ocidental, mas se mesmo assim, você insistir nessa ilusão, te aconselho a perguntar a seus amigos, e outras pessoas que moram fora do Brasil.

Na minha opinião, não ser visto como parte do ocidente, é uma grande vantagem. O Brasil pode se valer disso em vários setores, como comercial, militar, e muitos outros. Não estando obrigado a alianças de defesa e acordos econômicos desfavoráveis. O Brasil pode buscar o que é melhor para seu povo, ou seja, o melhor para você… isso em teoria é claro, pois na prática o Brasil é colônia.

O Brasil não pode ser chamado de país ocidental, devido a questões culturais, socioeconômicas e etc. Tudo isso se sobrepõe à geografia. Os ditos países ocidentais possuem fama de serem organizados, ricos e civilizados. O Brasil sofre com corrupção e criminalidade.

A verdade é:

o bem estar do povo está abaixo dos interesses dos colonizadores” Stanley Colombo.

Entenda a sua realidade, só assim você poderá mudá-la. 

Vocês estão ouvindo isso tudo de um patriota, de um indivíduo que acredita na propriedade privada e acha que ela é sagrada, um sujeito que acredita que você e sua família merecem viver de forma confortável.

Agora que você sabe que o Brasil é uma colônia, você ganhará dinheiro de forma mais fácil. Pois você passou a conhecer a realidade.

Se levante, e tome posse do que é seu. Seja livre!

Eu sou Stanley Colombo.

Que o Deus de Abrahão te Abençoe.

About Stanley Colombo

Autodidata, acadêmico, eterno estudante, eterno aprendiz inconformado com ignorância e corrupção.

View all posts by Stanley Colombo →