Uma das coisas mais descabidas, são pessoas que afirmam que o zika vírus é uma doença simples, que estão exagerando. Se é assim tão simples, porque o mundo está preocupado e agora estão surgindo dados apontando morte de pessoas?
O Aedes Aegypti é vetor de três doenças. A novidade, Zika vírus, têm causado preocupação, pois o vírus pode estar relacionado ao surgimento de outras doenças em pacientes infectados.
Quarta-feira dia 24 de fevereiro, morreu em Presidente Prudente o estudante Antônio Rodrigues de Campos, 17 anos. De acordo a família, o adolescente teve sintomas de dengue e desenvolveu a Síndrome de Guillain-Barré ficando com o corpo paralisado desde o dia 18.
Guillain-Barré é tida como rara, mas há suspeitas que o zika vírus esteja causando o aparecimento da doença.
Os médicos vêm relatando um número acima da média de casos de Guillain-Barré, encefalites, encefalomielites. Devido tais ocorrências há estudos sendo realizados no sentido de averiguar se adultos infectados pelo zika vírus podem desenvolver problemas neurológicos.
As doenças podem causar confusão mental, convulsões e até mesmo paralisia. Ainda não é possível definir quais infectados por zika possuem tendência a desenvolver essas outras doenças. Ainda não há como saber se os problemas neurológicos deixarão sequelas.
Os pesquisadores estão inoculando o vírus da zika em micro cérebros criados em laboratório, afim de monitorar os estragos que o vírus pode causar no tecido cerebral. O objetivo é determinar se o vírus causa má formação dos fetos ocasionando microcefalia.
Fontes: