Um ataque às petrolíferas teria impacto direto no preço do petróleo, fazendo o preço disparar. Isso não só impactaria o Oriente Médio, mas o mundo inteiro, criando crise energética e financeira.
Como o preço do petróleo afeta você?
Praticamente tudo que você consome, praticamente tudo que você compra, aumentaria de preço. O impacto seria sentido por consumidores e empresas no mundo todo. E para piorar, se o Irã resolver fechar o Estreito de Ormuz, a coisa se tornaria pior, seria um pesadelo logístico.
Os EUA, aliados de Israel, poderiam se ver forçados a tomar uma posição, enquanto Rússia e China, que têm interesses no Irã, poderiam condenar o ataque e oferecer apoio diplomático e militar. E a União Europeia? A maior parte seguiria os Estados Unidos, digo a maior parte, pois já existem vários membros descontentes.
O Grande Vencedor
A Rússia. Em meio ao caos, a Rússia poderia sair como grande beneficiada. Com a queda na oferta de petróleo iraniano, a demanda por petróleo e gás russo subiria, aumentando a dependência global desses recursos e fortalecendo sua posição estratégica.
Um ataque às instalações petrolíferas do Irã desencadearia uma escalada militar e uma crise econômica mundial.
E você? O que pensa sobre isso?
Eu sou Stanley Colombo
Que o Deus de Abrahão te Abençoe.